Os seus motoristas estão de fato capacitados para lidar com os desafios diários da empresa? Você pode fazer uma avaliação de performance para ter índices que comprovam o aprendizado ou pontos a melhorar.
A seleção rigorosa de contratação, a busca por qualificação e de treinamento para os motoristas fazem parte da rotina dos gestores a fim de garantir uma equipe bem preparada. Contudo, para garantir motoristas cada vez mais alinhados com a expectativa da sua frota, é necessário avaliar a sua performance durante suas operações.
Para que você entenda melhor como a avaliação de performance pode ajudar a reduzir prejuízos, melhorar o desempenho dos seus motoristas na direção e, acima de tudo, mantê-los mais seguros, separamos neste conteúdo pontos importantes que você precisa saber como gestor de frotas. Confira o texto e boa leitura!
O que é a avaliação de performance do motorista?
A avaliação de performance é uma ferramenta que utiliza o método de conduzir, analisar e mensurar os resultados referentes aos motoristas da empresa. É na avaliação de desempenho que são analisados o comportamento do motorista, as falhas de direção, as oportunidades de melhoria e performance por meio do feedback.
Para que os resultados alcançados por treinamentos fiquem bem consolidados na cultura da empresa, é preciso que o colaborador encontre um ambiente propício às boas práticas assimiladas.
Uma das formas de alcançar esse ambiente propício é através de um acompanhamento constante por parte do gestor sobre tudo o que foi tratado durante as capacitações. Isso porque, com o passar do tempo, é natural que os colaboradores deixem de usar uma ou outra ferramenta ou deixem de estar atualizados.
Por isso, a etapa da avaliação de performance chega justamente após a capacitação para garantir que as melhorias permaneçam acontecendo e acompanhar as condições da equipe.
A gestão de frotas, nesse caso, pode e deve usar esse método para monitorar a situação da equipe pós-treinamento ou em qualquer outro período.
Quais são os benefícios de avaliar o desempenho dos colaboradores?
Os motoristas da frota precisam estar preparados para os riscos do serviço a ser realizado. E saber como eles se comportam durante esses trajetos é importante até mesmo para melhorar a segurança e a performance da frota.
Por isso, os benefícios de avaliar o desempenho dos colaboradores são vários, como:
> Redução de acidentes;
> Redução de prejuízos por causa de multas;
> Redução de condutas inadequadas por parte dos motoristas;
> Aumento da vida útil dos veículos;
> Menos gastos com manutenções corretivas;
> Possibilidade de sanar as dúvidas dos motoristas;
> Otimização da prestação de serviço.
Como fazer uma análise de performance eficiente?
Primeiro, é preciso que seja feita uma análise da própria empresa e dos parâmetros a serem observados durante o processo de avaliação. A ideia é avaliar a performance dos motoristas, mas, principalmente, se os motoristas têm seguido as regras e normas que a empresa propaga.
Por isso, a avaliação deve considerar tanto a empresa quanto o motorista. Os objetivos da empresa devem servir de métrica para observar as competências do motorista e como elas podem ser melhoradas.
Outro ponto importante é analisar indicativos (seja amigo(a) dos dados!), como constância de acidentes, consumo de combustível, manutenções corretivas necessárias, cargas danificadas e mais.
Lembre-se que a avaliação de performance, além de analisar o motorista, também deve motivá-lo a produzir melhor. Então, se foi observado que, na avaliação de desempenho individual, os motoristas não demonstraram as capacidades técnicas necessárias, talvez seja preciso criar um treinamento só para uma necessidade em específico para tentar suprir esse gap que fica na equipe.
A importância do feedback para os motoristas
O feedback é uma grande ferramenta para a gestão de desempenho. Trata-se de uma forma de avaliar e melhorar o desempenho de um indivíduo, geralmente ocorre entre gestor e colaborador, onde são apresentadas as oportunidades de melhoria e são firmados novos combinados para se alcançar ou manter um resultado esperado.Na rotina de uma empresa, os feedbacks são parte essencial, e devem refletir comportamentos, tarefas, aprendizados, necessidades e mais – tudo o que precisa e deve ser comunicado.
É claro, para que um feedback seja eficiente, deve ser dado de forma construtiva, jamais tóxica. Deve respeitar a individualidade do colaborador e deve ser falado de forma profissional e aberta. Jamais deve ser feito com irritação, palavras inadequadas, conteúdos negativos ou tudo o que contamine a forma direta e imparcial com a qual deve ser comunicado.
Além disso, é preciso ser específico e trazer fatos e dados para complementar os argumentos da gestão, evitando colocações com base em achismos. Assim, é preciso que o gestor tenha em mente que, após uma avaliação de desempenho, o feedback deve ser usado para fomentar o trabalho em equipe a fim de melhorar a situação para a empresa e para o ouvinte.
O que muitos gestores esquecem é que os feedbacks positivos são tão importantes quanto os negativos. Se é preciso alertar o motorista quando algo não vai bem em sua atuação, é muito importante também valorizar os seus pontos fortes. Isso engaja o funcionário e também estimula para que ele consiga uma alta performance.
Uma boa ideia é definir indicadores de performance que sejam claros para todos e manter cada colaborador informado sobre seu próprio desempenho, sempre valorizando os bons resultados.
Como utilizar a tecnologia para avaliar o desempenho da frota?
Para ganhar ainda mais clareza na avaliação da performance dos motoristas e ajudar na construção do ambiente de boas práticas no dia a dia, você pode e deve contar com a tecnologia. E falando nisso, a Awatis está aqui para ajudar você!
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Fonte: Younder